No dia 30/03/2025, durante o monitoramento na praia do Pontal do Peba-AL, registramos uma tartaruga-verde (Chelonia mydas) encalhada morta. A tartaruga possuía uma anilha de marcação individual e, após consulta no banco de dados nacional, descobrimos que ela havia sido marcada em 1996, na ilha da Trindade! A marcação foi feita pelo Projeto Tamar, que na época era coordenado pelo Ibama e hoje pelo Centro Tamar/ICMBio.
Esse registro surpreendeu a nossa equipe e outros pesquisadores de tartarugas-marinhas por ser um dos recordes de animais mais velhos já recapturados.
Devido ao avançado estágio de decomposição, não foi possível determinar a causa da morte da tartaruga, mas conseguimos coletar os úmeros e vamos realizar análises para estimar a idade.
29 anos separam a data de marcação dessa tartaruga em Trindade (sua área de reprodução), da data do encalhe em Alagoas (sua provável área de alimentação), e mais de 1000km separam essas duas áreas.
Esse tipo de registro é muito importante para ampliar o conhecimento sobre biologia e ecologia da espécie e assim ajudar a desenvolver ações de conservação.
A realização do PMP-SEAL é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, para as atividades da @petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural.
O PMP-SEAL é executado entre os municípios de Conde (Bahia) e Piaçabuçu (Alagoas), dividido em três áreas. Em Alagoas, a execução é feita pelo @institutobiota; em Sergipe pela @mamiferosaquaticos e @projeto_tamar_oficial; e na Bahia pelo @institutomamiferosaquaticos e @projeto_tamar_oficial. A responsabilidade técnica é da @mineralengenharia.
Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800 079 3434 (horário comercial), para registros no Pontal do Peba, ou pelo telefone/WhatsApp: (82) 99115.2944 para todo o litoral de Alagoas.
(82) 99115-5516 /
(82) 98815-0444
Rua Padre Odilon Lôbo,
Nº 5900 Guaxuma, Maceió-AL
CEP 57.038-770