Na tarde do último domingo (23/01), fomos acionados para atender ao encalhe de uma tartaruga viva na praia de Ponta Verde. Por meio dos registros enviados pela população, verificamos que se tratava de uma tartaruga-verde juvenil (Chelonia mydas) com uma grave fratura no casco.
Ao chegar ao local, nossa equipe encontrou o animal já em óbito e coletou o mesmo para realização de necropsia pela equipe veterinária, que determinou como causa da morte do animal hemorragia severa decorrente de lesões cortocontundentes na carapaça. Os cortes profundos causaram a fratura do casco e atingiram também órgãos vitais do animal (fígado e pulmão).
Os cortes no casco da tartaruga são característicos de lesão por hélice, indicando que a colisão com uma embarcação levou a morte desse animal.
Fica aqui nosso alerta para que pilotos e tripulação de embarcações a motor atentem e desviem em caso de avistamento de animais marinhos, e também reduzam ao máximo a velocidade de deslocamento em nosso litoral, cada vez mais frequentado por tartarugas e outros animais vulneráveis, dando a esses animais a chance de fugir antes de alguma colisão
(82) 99115-5516 /
(82) 98815-0444
Rua Padre Odilon Lôbo,
Nº 5900 Guaxuma, Maceió-AL
CEP 57.038-770