Whatsapp
Retornar para o topo
NOSSO

BLOG

Sensibilização Ambiental

Publicado em 13/01/2023
imagemInformativo_6476090b0455a.jpg

Uma das atividades desenvolvidas na área de sensibilização ambiental pela equipe do Instituto Biota que já se tornou um evento conhecido e aguardado pelas famílias maceioenses, além dos nossos visitantes, é a chamada soltura de filhotes de tartaruga marinha.


Esta ocasião funciona como verdadeiro coroamento de todo um gigantesco trabalho conjunto das várias áreas do Instituto Biota: desde financeira e administrativa de captação dos recursos , veterinária, educação ambiental e monitoramento de campo, pois só é possível de ser realizada com colaboração de todos.


Muitas pessoas imaginam que possamos manter os filhotes em cativeiro até o momento da soltura, acreditam haver prévio agendamento e perguntam sobre a data precisa do próximo evento, mas quem já compareceu (e prestou atenção!) nas explicações da equipe ao iniciar a atividade sabe que não é nada disso: as solturas ocorrem no ensejo do nascimento natural daqueles filhotes encubados nos ninhos marcados pela equipe de campo ao longo das praias do nosso estado. Por isso, tal como qualquer parto natural, há apenas uma previsão de nascimento, no período entre 45 a 60 dias da desova da mãe tartaruga.


Assim, esses eventos somente são possíveis quando 1) a equipe possui recursos para manter equipamentos e insumos para realizar monitoramento constante das praias, capaz de identificar as desovas ocorridas; 2) a população não remove as marcações dos ninhos identificados (o que infelizmente é bem comum); 3) há equipe disponível para fazer o acompanhamento dos ninhos marcados, verificando constantemente, dentro da previsão, se os filhotes efetivamente começaram a nascer; 4) a praia de nascimento for de acesso viável para o público; 5) houver equipe suficiente do Instituto Biota disponível para participar do evento, distribuída no anúncio do convite, organização das filas, recepção do público e manejo do ninho. É um trabalhão!  


Mas é muito recompensador poder aproximar a população do nosso trabalho, sensibilizando o público sobre a importância da conservação marinha. Assim, às vésperas do Natal, no último dia 23 de dezembro, conseguimos realizar a primeira soltura desta temporada, de um ninho com mais de 100 filhotes de tartaruga-cabeçuda, na praia de Guaxuma, que teve a participação de dezenas de pessoas, com destaque para as crianças que sempre ficam encantadas ao poder soltar uma tartaruguinha.


Também contamos com  a presença do atual prefeito de  Maceió, que pode conhecer um pouco mais sobre o nosso trabalho de proteção das tartarugas marinhas e seu hábitat. Além disso pudemos  explicar a ele porque Maceió é a capital das tartarugas.


Fique de olho em nossas redes sociais e grupo de divulgação em aplicativo de mensagens, para participar você também da próxima soltura!


facebook twitter whatsapp linkedin telegram

GALERIA

imagemInformativo_6476090b0455a.jpg

BLOGS RELACIONADOS

LOCALIZAÇÃO

Telefone

(82) 99115-5516 /
(82) 98815-0444

Endereço

Rua Padre Odilon Lôbo,
Nº 5900 Guaxuma, Maceió-AL
CEP 57.038-770

© 2023 instituto biota de conservação TODOS DIREITOS RESERVADOS

Desenvolvido por