Whatsapp
Retornar para o topo
wave
NÓS SOMOS O

INSTITUTO BIOTA
DE CONSERVAÇÃO

Nascemos com o propósito de trabalhar pela conservação da fauna marinha e seu hábitat. Para isso desenvolvemos ações de monitoramento, sensibilização e pesquisa que permitem mostrar para a comunidade a importância da nossa fauna e fornecer ao poder público informações que auxiliam da tomada de decisões sobre o meio ambiente.

MISSÃO

“Promover a conservação da fauna marinha e seu hábitat, com foco em mamíferos e tartarugas.”

VALORES

“Ética, responsabilidade, respeito, compromisso e profissionalismo.”

0

ENCALHES REGISTRADOS

+

0

MIL

FILHOTES DE TARTARUGAS PROTEGIDOS

+

0

MIL

PESSOAS IMPACTADAS

INÍCIO

O Instituto Biota de Conservação foi fundado em 01/06/2009, a partir da necessidade observada por seu idealizador, Bruno Stefanis, da realização de trabalhos com conservação de megafauna marinha em Alagoas.

Depois de entender sobre a criação e funcionamento de uma ONG, Bruno convidou quatro pessoas próximas e com afinidade profissional (Erivânia Araújo, Fernanda Menezes, Leonardo Leão e Silvanise Marques) para fundar o Instituto Biota, que começou a funcionar em uma casa emprestada e apenas com participantes voluntários. Como voluntários, fazíamos o atendimento de animais encalhados e nos reuníamos periodicamente para estudar sobre a fauna marinha, buscar capacitações, discutir ideias, escrever projetos e sonhar com as atividades que seriam realizadas na costa alagoana.

Fundadores do Instituto Biota de Conservação Leonardo, Fernanda, Erivânia, Silvanise e Bruno

Em 2015, conseguimos aprovar o primeiro projeto para realizar monitoramento de praias sistemático no litoral sul de Alagoas. E em 2016, aprovamos o projeto Biota-Mar para monitoramento de praias e sensibilização ambiental na APA Costa de Corais, o qual é realizado até hoje. Esses primeiros projetos foram muito importantes para nossa estruturação inicial, bem como para obtermos os primeiros dados sistemáticas sobre a nossa fauna.

Reunião embaixo de amendoeira, 2018.

Durante todo esse período funcionamos sem local físico, fazendo o trabalho administrativo de forma remota, com a ajuda de parceiros locais, e com quase toda a equipe atuando de forma voluntária. Nossas reuniões ocorriam nas residências dos voluntários, e até embaixo das árvores de uma praça; nossos atendimentos a encalhes eram muitas vezes feitos com uma carrocinha de moto, com os voluntários indo de ônibus ou caronas atender os animais.

Essa realidade mudou em 2018 quando, por meio de uma condicionante ambiental, conseguimos estruturar uma sede provisória, obter veículos para monitoramento e resgate, reabilitar animais, contratar equipe e realizar o monitoramento de praias sistemático em quase todo o litoral de Alagoas. Esse projeto durou um ano, mas junto com os outros projetos e parceiros, permitiu entender o cenário da fauna marinha em nossa costa e possibilitou um grande fortalecimento institucional.

Fundadores do Instituto Biota de Conservação

Esse é um pouco da nossa história. Foi assim que essa instituição, fundada por um filho adotado de pescador que batalhou para conseguir pagar sua faculdade, e seguiu seu sonho de constituir uma ONG em prol do meio ambiente marinho, atualmente tem amplo reconhecimento perante a população e órgãos ambientais.


Hoje, continuamos realizando monitoramento sistemático em algumas áreas, estamos no processo de estruturação da nossa sede própria e seguimos usando nossos dados de campo para realizar pesquisas e ajudar na elaboração de políticas de conservação.

HISTÓRICO DE

MONITORAMENTO

2009 FUNDAÇÃO e Monitoramento Participativo
2015 Saint Michel (Marechal e Barra de São Miguel)
2016 Sul da APACC + Saint Michel
2018 Toda a APACC + litoral central e sul
2019 Sul da APACC + Saint Michel
2020 Sul da APACC + Litoral sul de AL
2021 Sul da APACC
2022 Sul da APACC + Litoral sul de AL

LOCALIZAÇÃO

Telefone

(82) 99115-5516 /
(82) 98815-0444

Endereço

Rua Padre Odilon Lôbo,
Nº 5900 Guaxuma, Maceió-AL
CEP 57.038-770

© 2023 instituto biota de conservação TODOS DIREITOS RESERVADOS

Desenvolvido por